quarta-feira, 4 de abril de 2018

Amar com câncer

Este é o título de um artigo antológico de autoria da enfermeira Maria  Luíza Vidal, Carmen Lúcia de Paula, coordenadora do Ambulatório de Sexualidade do Instituto Nacional do Câncer (INCA)e de Ana Cristina Pinho, diretora-geral do estabelecimento.
Merece ampla divulgação e distribuição em todos os consultórios e clínicas oncológicas.
O INCA é referência nacional para tratamento da insidiosa doença, tem repercussão internacional e parceria com congêneres estrangeiros, dispondo do mais moderno parque público de diagnóstico por imagem da América Latina.
Oriundo do Centro de Cancerologia de 1937 passou à atual denominação em 1944.
Dispõe de equipes médica  e de enfermagem altamente capacitadas  e de técnicos e servidores dedicados que tudo fazem para atenuar as agruras dos pacientes,familiares e acompanhantes.
Centenas de voluntários, inúmeros ex-internos, prestam apoio na recepção, em ações  educacionais, recreativas e de integração social, além da captação de doações.
Há cerca de um ano foi criado o Ambulatório de Sexualidade para assistir a mulheres, inúmeras muito jovens, vítimas do “ impacto físico e psicológico do tratamento somado ao estigma social” que as levaram a interromper ou abdicar de sua vida sexual com perda da autoestima.
“ O imaginário da paciente” não pode convencê-la de que sua vida terminou.
Está cientificamente comprovado que as portadoras de câncer ginecológico “ podem e devem” manter atividades sexuais  para melhorar a qualidade de vida, independentemente  de  “cuidados e restrições temporárias e permanentes”. Sexo é saúde!
Além do mais, milagres ocorrem a  todo  momento e o INCA é testemunha disto.
O Centro de Oncologia Pediátrica, decorado de forma alegre e funcional, dispõe de enfermaria, emergência, UTI, ambulatório, consultórios médicos e odontológicos, sala de recreação com brinquedos e galeria de desenhos. A clínica oftalmológica possui equipamento de última geração que detecta em poucos minutos qualquer tipo de tumor na retina.
O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são responsáveis pela cura de 80% das crianças e adolescentes.
O progresso na medicina, a tecnologia e os avanços terapêuticos têm sido fundamentais para o controle e a erradicação da doença, propiciando vontade de viver, maior esperança e sobrevida.
O câncer deixou de ser uma antecipada sentença de morte e pode ser vencido com assistências médica e humanitária, fé e graças de DEUS.
Este ambiente salutar, ornamentado pela fraternidade, está sempre presente no INCA e tem sido uma diretriz para todos seus competentes servidores.

O Instituto necessita e espera maior apoio do Governo Federal e de empresários altruístas dispostos a ajudar seus semelhantes, particularmente aos carentes, desassistidos e necessitados.
Diante de tantas notícias ruins sob os holofotes da mídia, não há espaço para destacar obras de amor ao próximo conduzidas pelo Estado e por pessoas dotadas de extraordinário senso de caridade.   

DIÓGENES DANTAS FILHO - Coronel Forças Especiais/Consultor de Segurança. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário